DICAS ESSENCIAS DE GESTÃO ORÇAMENTÁRIA E DE NEGÓCIO   BAIXAR GRATUITAMENTE
logo
search
  • Blog Especial para Você Empreendedor

    Blog Especial para Você Empreendedor

    Você é micro, pequeno empreendedor ou profissional liberal? Aqui é seu lugar para levar o seu negócio A UM NÍVEL SUPERIOR
Receba dicas incríveis para seu negócio GRATUITAMENTE

SITE RESPONSIVO, O QUE É E POR QUE SEU NEGÓCIO DEVE TER: 6 RAZÕES INCONTESTÁVEIS

Autor: Caio Cruz Silva
Compartilhe  

Olá empreendedor, você pode estar se pergutando: o que é um site responsivo? Qual a diferença entre site responsivo e meu site atual? Como um site responsivo vai me ajudar a ter mais clientes?

Nesse artigo todas essas perguntas serão respondidas, e ao final desse artigo você terá a certeza que seu negócio ou empresa precisa de um site responsivo.

Todos nós sabemos que o número de pessoas usando o celular ou tablet para navegar na internet aumentou bruscamente no Brasil. Como pode ser visualizado no gráfico a seguir: 

CELULAR PASSA O PC

Aparelho passa a ser o nº 1 para acessar internet

Celular está em 80% das casas e PC, em 76.6%

 

Portanto sua empresa precisa acompanhar essa evolução da tecnologia oferecendo uma experência, navegailidade e usabilidade agradavéis para os usuários de dispositivos móveis.

 

O que é um site responsivo?

O site responsivo é aquele que, automaticamente, se encaixa na tela de visualização do smartphone e tablet. Com esse encaixa não é necessário zoom in ou zoom out para garantir uma visualizar agradável do site.

Também é importante ressaltar o posicionamento do menu principal do site que muitas vezes se adapta aos móveis de uma maneira mais especial, como por exemplo, uma navegação lateral.

Mas como saber se meu site ou site de meu concorrente é considerado apto para  aparalhos móveis? Para fazer esse teste, basta entrar no site https://www.google.com/webmasters/tools/mobile-friendly/?hl=pt-BR e digitar o site no campo indicado.

Qual a diferença do site mobile e site responsivo

Esse é um questionamento feito por muitas pessoas, mas apesar da enorme dúvida, a diferença é simples:

O site mobile, muitas vezes representado por “m.meusite.com.br” é uma OUTRA versão do site, desenvolvida especialmente para móveis. Quando o navegador abre o site “meusite.com.br” e verifica que o mesmo está sendo utilizado por um smartphone ou tablet, o usuário é redirecionado para a versão mobile.

Por outro lado, o site responsivo não é uma NOVA VERSÃO para seu site, simplesmente, o site se adapta a tela do dispositivo graças a técnicas especiais de programação e desenvolvimento web. Quase que em 100% das vezes, um site responsivo é mais barato que um site mobile, e segundo fontes não oficiais, o Google prefere sites responsivos.

Caro empreendedor, caso precise um site responsivo, exija que o mesmo passe o teste de “mobile firendly” do Google, caso contrário, não invista seu dinheiro.

Fique a vontade para fazer um orçamento gratuito com a CSLogic, por meio do email atendimento@cslogic.com.br. Caso tenha qualquer dúvida não hesite em falar com a gente via email ou Whatsapp: (11)94045-3220

 

Por que ter um site responsivo? Conheça 6 Razões incontestáveis

1. A crescente no número de dispositivos móveis

É mais do que vísivel que hoje em dia o número de pessoas navegando na internet através de seus smartphones é enorme. Faça um teste, entre em um ônibus que tenha, aproxidamente, 50 pessoas, e tente encontrar menos de 10 pessoas com seus devices. Tarefa quase impossível.

Para deixar mais claro esse boom no uso se aparelhos celuares, leia essas estatísticas a seguir:

  • De acordo com o site HubSpot, Em 2015, mais da metade das pesquisas no Google foram realizadas em um dispositivo móvel;
  • De acordo com a Revista Exame, no segundo trimestre de 2015 o número de brasileiros que usam o smartphone para acessar a Internet ultrapassou a marca de 72 milhões, representando um aumento de 23,5% em relação ao semestre anterior;
  • 61% das pessoas têm uma melhor opinião de marcas quando eles oferecem uma boa experiência móvel.
  • No Brasil, 56% dos internautas acessam a internet usando um dispositivo móvel (e-Marketer)  

 

2. Visitantes móveis gostam de atividades sociais e blogging

        Essa informação é sensacional para você empreendedor que já trabalha ou pretende investir em Inbound Marketing:

        Segundo estudos realizados pelo e-Marketer, 93% dos usuários de smartphones e tablets utilizam mídias sociais com seu device móvel? Portanto, náo enquandrar seu site o mundo mobile-friendly, é a mesma coisa que pedir para a taxa de rejeição do seu site aumenta consideravelmente.

 

3. Fique pronto para o futuro.

Umas das melhores razões para optar por um site responsivo é de que o mesmo é projetado de acordo com as dimensões da tela, não considerando (essencialmente) o dispositivo.

E como isso pode ser bom para você?

Em um mundo onde cada vez mais há lançamentos de diversos modelos de smartphones e ainda aparelhos inteligentes que acessam a internet, como Tvs e relógios; garantir uma ótima visibilidade do site de dua empresa/negócio torna-se VITAL se você se preocupa com seus usuários e futuros clientes.

 

4. Sites “Mobile friendly – adaptados para móveis” ganham pontos com o Google

Já foi tratado aqui nesse artigo o fato de que o Google adora sites responsivos, pelos fatos de entregar uma melhor experiência para usuários de diversos disponbiidades e, também, manter uma URL única à o que torna o rastreamento do Google mais fácil.

Essa preferência do Google não fica só no papel, já sabemos que os códigos do código preferem exibir, em suas buscas, páginas que são mobile-friendly.

Portanto, caro empreendedor, mais um motivo para você ter um site responsivo e aumentar a visibilidade de sua empresa na internet.

 

5. Ideal para o pequeno e micro negócio

Sim, ter um site responsivo é ideal para pequenos negócios. Com ele o empreendedor terá a oportunidade de publicar seus serviços na internet e promover sua empresa tanto em PCs como em smartphones e tablets, sem ter que gastar com Apps ou com Sites Mobiles (mais caros que site responsivo).

Portnto, caro empreendedor, não pense que um site responsivo é algo apenas para grandes empresas, não é. Site Responsivo é para você também e para seu micro ou pequeno negócio.

 

6, Diversas estatísticas mostram a preferência dos usuários

De acordo com pesquisa exibida pelo portal Wsi4u,  essas são algumas preferências de usuários de dispositivos móveis

  • 33% preferem visualizar ofertas em seus aparelhos móveis
  • 75% preferem ler ou deixar review (comentário) através do dispositivo mobile
  • 67% são mais propensos a fazer uma compra com um smartphone QUANDO o site é mobile firendly, responsivo.
  • 74% vão abandonar seu site se ele demora mais de 5 segundos para carregar em dispositivos móveis, portanto amigo empreendedor, fique ligado com a velocidade de seu website.

Nós já publicamos algumas dicas para melhorar a velocidade de seu website, clique aqui para ler o artigo “10 Dicas Fantásticas Para Melhorar o Posicionamentono Google De Seu Site ou Blog”.

 

Após todos esses conceitos e argumentos abordados, o que você acha sobre o design responsivo? Você já implementou em sua empresa/negócio ou pretende implementar? Compartilhe ssuas dúvidas e pensamentos abaixo!

 

Entre em contato e faça um orçamento para o seu novo site! clique aqui 

DEIXE SUA DÚVIDA OU COMENTÁRIO ABAIXO!

Obrigadoo pelo seu tempo até aqui amigo empreendedor

 

-- Fontes –

http://br.hubspot.com/blog/por-que-seu-site-deve-ser-responsivo-6-razoes-inegaveis-design-responsivo

http://br.hubspot.com/blog/21-de-abril-sera-a-sua-ultima-chance-de-fazer-a-otimizacao-do-seu-site-para-movel

http://g1.globo.com/tecnologia/noticia/2016/04/smartphone-passa-pc-e-vira-aparelho-n-1-para-acessar-internet-no-brasil.html

http://www.valor.com.br/brasil/4027294/ibge-mais-de-50-usam-celular-e-tablet-para-acessar-internet

http://www.wsi4u.com.br/alguns-numeros-de-incentivo-para-sua-empresa-ter-um-website-responsivo/

 

 

 

Receba dicas incríveis para seu negócio GRATUITAMENTE

Sobre o Autor

Programador com experiência nacional e internacional e agora empreendedor, fundador e diretor da CSLogic, com a missão de ajudar as micro e pequenas empresas e os profissionais liberais do nosso Brasil. Juntos vamos levar tecnologia e marketing para os pequenos negócios, elevando-os para um nível superior.